sábado, 18 de janeiro de 2014

Devagar com o PIB

Atividade econômica cai 0,31% em novembro, revela Banco CentralNo penúltimo mês do ano (novembro), quando a economia deveria estar mais aquecida foi registrado um  encolhimento de 0,31%, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial. O resultado foi pior do que a média das estimativas de analistas consultados, que sugeriam uma queda de 0,1% na atividade econômica. A alta de outubro foi revisada de 0,77% para 0,71%. Em comparação com novembro de 2012, o IBC-BR registrou alta de 1,94%. No acumulado do ano, a atividade econômica medida pelo BC registra alta de 2,8%.

Indústria 
A produção industrial foi destaque de queda  de novembro , que recuou 0,2% sobre outubro, interrompendo três meses seguidos de alta.  É o mês de atividade elevada para atender às encomendas do varejo. A categoria que mais recuou foi a de Bens de Capital, uma medida de investimento, que mostrou retração de 2,6% sobre outubro, quebrando uma sequência de três altas seguidas. Mas, sobre novembro de 2012, a categoria teve expansão de 9,6%.  Por outro lado, as vendas do comércio varejista nacional tiveram alta de 0,7%, o nono resultado positivo consecutivo.

Inflação
Na segunda prévia de janeiro do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) foi registrado uma inflação de 0,46%. A taxa é inferior à observada na segunda prévia de dezembro de 2013 (0,54%).  Em 12 meses, o IGP-M alcançou 5,64%. A queda da inflação entre dezembro e janeiro foi puxada exclusivamente pelos preços no atacado, que subiram em ritmo menos acentuado em janeiro.

Emprego 
A quantidade de pessoas desocupadas atingiu 7,3 milhões de abril a junho do ano passado. A taxa de desocupação ficou em 7,4% no segundo trimestre de 2013. O índice ficou 0,6 ponto percentual abaixo da verificada no trimestre imediatamente anterior,  desocupação de 8%.  A quantidade de pessoas empregadas no segundo trimestre atingiu 90,6 milhões, montante 1,2 milhão acima do registrado nos três primeiros meses do ano passado.

Mudança
O engenheiro agrônomo Woden Coutinho Madruga Junior assumiu o cargo de superintendente federal de Agricultura no RN, nomeado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Woden Junior é graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Mossoró (atual Ufersa) e possui MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de sua nomeação para a SFA/RN, exercia o cargo de assessor da presidência da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte e gerenciava a ABCZ no RN .   

Varejo cresce no RN

Para a Federação do Comércio do RN, as vendas do varejo, em novembro, cresceram mesmo sendo pouco acima do esperado e, com isso,  2013 deve fechar com alta perto dos 10% de incremento.  A Fecomércio estimava aumento de 8% para o penúltimo mês do ano, mas números do IBGE mostraram incremento de 10%. Acumulado do ano, faltando dezembro, é de 9,2%. Foi motivado pelo clima de final de ano, a injeção dos recursos públicos em obras e a expectativa do pagamento do 13º salário. No chamado “Varejo Restrito” – que não considera os setores de Materiais de Construção e de Automóveis e Peças para veículos-, o incremento foi um pouco menor no estado: 8,1%. Nos dois estratos, o desempenho potiguar ficou acima das médias nacionais (o país emplacou 7% de alta no Varejo Ampliado e 5,7% no restrito em novembro). No acumulado de janeiro a novembro, o incremento das vendas já é de 9,2%, acima dos 7,6% emplacados em todo o ano de 2012.

Projeções 
Para dezembro (cujos números oficiais só devem ser divulgados em fevereiro), A Federação projeta um incremento na casa dos 8% a 8,5%. Segundo o IBGE, os segmentos que registraram as maiores altas de vendas em novembro foram Eletrodomésticos (12,5%), Artigos Farmacêuticos e de Perfumaria (12,1%) e Materiais de Escritório, Informática e Comunicação (10,4%). O setor de Veículos emplacou alta de 3,3% no mês, enquanto  o de Materiais de Construção viu suas vendas crescerem 5,1%.

1 - Como já fizeram as companhias aéreas, fixando um teto para as passagens, o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se compromete em divulgar a lista com a média de preços, na internet,  com a média das tarifas cobradas por cada hotel durante a alta temporada (carnaval e ano novo). O intuito é que turistas brasileiros e estrangeiros saibam se estão sendo vítimas de abuso de preços durante a Copa do Mundo de 2014 permitindo ainda que órgãos de defesa do consumidor atuem de forma precisa para combater essa situação.

2 - Jovens de todo o País poderão concorrer a 2.529 vagas e formação de cadastro reserva para o programa Jovem Aprendiz dos Correios. O candidato deve ter entre 14 e 22 anos e estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio. O programa é uma parceria com o Senai para capacitar os jovens no curso de auxiliar administrativo, oferecendo bolsa no valor de R$ 318,26 mensais. As inscrições terminam amanhã, dia 19.

3 -  O Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (PEP) da UFRN segue com inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Engenharia de Produção para 2014. Os interessados podem se inscrever até segunda-feira o dia 20 de janeiro. São 36 vagas ofertadas e para inscrição, o candidato deve efetuar alguns  procedimentos como o de preencher o formulário de inscrição on-line, disponibilizado no endereço www.posgraduacao.ufrn.br/pepr.  

Gastronomia
O conceito de restaurante Healthy Foods, que oferece no cardápio alimentos que promovem, recuperam e mantêm a saúde, chega a Natal. O restaurante Fio de Azeite, em Petrópolis, abrirá as portas nos próximos dias com a proposta de oferecer a experiência de comer com saúde sem deixar de lado o sabor. Os empreendedores são os empresários Militão Chaves e Marísio Neto.

0 comentários: