quarta-feira, 2 de abril de 2014

'Não temos estrutura para investigar a morte do professor', diz policial do RN

João Costa é chefe de investigação da DP de São Gonçalo do Amarante.
Luiz Carlos da Cruz dava aulas de matemática. Ele foi morto nesta segunda.


Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, funciona com apenas um carro reserva (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, funciona com apenas um carro reserva (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Três agentes de serviço, dois carros quebrados, uma pilha de inquéritos parados e nenhum delegado para responder pelas ocorrências. É esta a situação em que se encontra a Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. O relato foi feito ao G1 pelo policial João Costa, chefe de investigação da DP.

  • Professor de matemática é morto em frente de casa na Grande NatalSem estrutura, o investigador admite que a delegacia não tem condições de investigar vários crimes, incluindo a morte do professor de matemática Luiz Carlos da Cruz, baleado durante um assalto na noite desta segunda-feira (31).“Nem a morte do professor nem crime algum. A cidade está prestes a receber um aeroporto internacional para a Copa e é assim que nós estamos, parados”, lamentou Costa. O chefe de investigações contou que há muito tempo os inquéritos e boletins de ocorrência se acumulam. “Estamos com dois carros quebrados. Temos apenas um, que é uma viatura reserva”, disse. "Até mesmo as intimações de audiências foram entregues", acrescentou.
Boletins de ocorrência se acumulam na DP (Foto: Anderson Barbosa/G1)Boletins de ocorrência se acumulam na DP
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
Quanto ao delegado, o chefe explicou que o titular está fazendo um curso em João Pessoa desde a semana passada e, até esta segunda (31), quem respondia pela DP era o delegado de Extremoz. “Isso até ontem. Hoje, dia 1º de abril, eu não sei a quem me reportar. Parece mentira, mas não é. Por isso estamos parados, sem poder fazer nada”, afirmou.
G1 tentou contato com Adson Kepler, delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Um dos telefones dele estava desligado e o outro chamou até cair na caixa na caixa postal.
A morte do professor
O professor de matemática Luiz Carlos da Cruz, de 39 anos, foi morto na noite desta segunda (31) na marginal da BR-406, no conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante. Segundo a Polícia Militar, a vítima teve a moto que pilotava roubada, o que caracteriza crime de latrocínio - roubo seguido de morte. Ainda segundo a polícia, Luiz Carlos dava aulas para o ensino fundamental em escolas de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Ielmo Marinho.
Crime aconteceu em São Gonçalo do Amarante na noite desta segunda-feira (31) (Foto: Kleber Teixeira/Inter Tv Cabugi)Professor Luiz Carlos da Cruz
(Foto: Kleber Teixeira/Inter Tv Cabugi)


G1 RN
Ao G1, o cabo da PM Laércio Fernando contou que o professor foi baleado quando chegava do trabalho. "Moradores da região nos informaram que escutaram os disparos e viram uma moto saindo do local do crime, mas ninguém identificou quem estava pilotando", explicou o policial.
Ainda segundo o cabo, os próprios moradores identificaram a vítima e acionaram a polícia. "Ao chegar no local, constatamos que o suspeito levou a moto da vítima, o que caracteriza o latrocínio", ressaltou.

0 comentários: