domingo, 13 de abril de 2014

Eclipse lunar poderá ser visto em 15 de abril


66174_33225_43584
Na madrugada da próxima terça-feira, dia 15, o continente americano poderá observar um eclipse lunar total. Este será o primeiro fenômeno de uma tétrade de “luas de sangue” que vão acontecer a cada seis meses, de acordo com a Nasa. O próximo eclipse ocorrerá em 8 de outubro deste ano, seguido por um em 4 de abril de 2015 e outro em 28 de setembro de 2015.
“O fenômeno ocorre quando a Lua passa através da sombra provocada pela Terra. Nessa configuração, a Terra fica entre o Sol e a Lua. Quando a Lua penetra totalmente no cone de sombra projetado pela Terra é o eclipse lunar total”, explicou a professora Silvia Giuliatti Winter, especialista em dinâmica do sistema solar da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

O eclipse poderá ser visto no Brasil a partir das 2h do dia 15, terça-feira, segundo a professora da Unesp, e deve durar 78 minutos.
Segundo a Agência Espacial Americana, quando a Lua entrar na sombra parcial da Terra, conhecida como penumbra, uma sombra escura vai começar a se distribuir pelo satélite. Isto dará a ilusão de que a Lua está mudando de fases em questão de minutos ao invés de semanas.
O pico do eclipse acontecerá quando a Lua entrar na sombra total da Terra, chamada de umbra. “Nesse período, a Lua pode ser vista com uma coloração avermelhada causada pela luz do Sol quando passa pela atmosfera da Terra, que desvia apenas alguns comprimentos de onda”, explicou Winter. O alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol não acontece desde 10 de dezembro de 2011.

0 comentários: